Governo dos EUA teme que Irã enfraquecido busque arma nuclear, diz conselheiro

22 de dezembro de 2024

(Reuters) – O governo Biden teme que um Irã enfraquecido possa desenvolver uma arma nuclear, disse o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, neste domingo (22), acrescentando que informou a equipe do presidente eleito Donald Trump sobre o risco.

O Irã sofreu perdas em sua influência regional após os ataques de Israel a seus aliados, o Hamas palestino e o Hezbollah no Líbano, seguidos pela queda do presidente sírio Bashar al-Assad, que era alinhado ao Irã.

Os ataques israelenses às instalações iranianas, incluindo fábricas de mísseis e defesas aéreas, reduziram a capacidade militar convencional de Teerã, disse Sullivan à CNN.

“Não é de se admirar que haja vozes (no Irã) dizendo: ‘Ei, talvez precisemos comprar uma arma nuclear agora mesmo… Talvez tenhamos que rever nossa doutrina nuclear’”, disse Sullivan.

O Irã diz que seu programa nuclear é pacífico, mas expandiu o enriquecimento de urânio desde que Trump, em seu mandato presidencial de 2017 a 2021, anunciou a saída do acordo entre Teerã e as potências mundiais que impôs restrições à atividade nuclear do Irã em troca de alívio das sanções.

Sullivan disse que há o risco de o Irã abandonar sua promessa de não desenvolver armas nucleares.

“É um risco sobre o qual estamos tentando nos manter vigilantes agora. É um risco sobre o qual estou informando pessoalmente a nova equipe”, disse Sullivan, acrescentando que também consultou Israel.

Trump, que assume o cargo em 20 de janeiro, pode voltar à sua política linha-dura em relação ao Irã, aumentando as sanções contra a indústria petrolífera iraniana.

The post Governo dos EUA teme que Irã enfraquecido busque arma nuclear, diz conselheiro appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss

Enel informa que ainda há 35,7 mil casas sem energia na Grande São Paulo

Balanço da concessionária Enel Distribuição SP, divulgado às 16 horas