Espíritos animais voltaram para China? Os sinais do encontro de Jack Ma e Xi Jinping

22 de fevereiro de 2025

A semana foi emblemática para os mercados chineses. No início dela, o presidente da China, Xi Jinping, realizou uma rara reunião com alguns dos maiores nomes do setor de tecnologia da China, como o fundador do Alibaba, Jack Ma, pedindo-lhes que “mostrem seu talento” e confiem no poder do modelo e do mercado chineses.

Jack Ma reapareceu num evento oficial promovido por Xi Jinping após ter se mantido longe dos holofotes desde 2020, na sequência de atritos com autoridades do país.

O Morgan Stanley ressalta que Pequim tem priorizado mais as tecnologias emergentes e menos a economia “tradicional”. Xi Jinping organizou 3 simpósios com empreendedores desde 2018 e a mudança na lista de palestrantes parece refletir as prioridades em evolução da China.

Os simpósios anteriores (2018 e 2020) foram dominados por indústrias tradicionais e atualização da cadeia de suprimentos. Já o simpósio desta semana teve um forte foco em tecnologia: setores emergentes como IA (inteligência artificial), robótica e direção autônoma estiveram em destaque, enquanto indústrias mais antigas tiveram um papel reduzido.

Também durante a semana, a Alibaba divulgou seus resultados com uma receita trimestral acima da esperada pelo mercado, impulsionada por fortes vendas de fim de ano e sucesso da estratégia de atração de consumidores preocupados com os preços.

A Alibaba teve receita de 280,15 bilhões de iuans (US$ 38,58 bilhões) para os três meses encerrados em 31 de dezembro, em comparação com os 279,34 bilhões de iuans esperados, em média, por 17 analistas consultados pela Lseg.

A companhia ainda anunciou um plano de investimento em capital que surpreendeu significativamente o mercado para cima, enquanto apontou que planeja investir mais em comércio eletrônico e IA. A ação Alibaba disparou para o maior nível desde o final de 2021.

As ações chinesas de tecnologia listadas em Hong Kong, por sinal, avançaram nesta sexta e obtiveram sua melhor sequência semanal de ganhos desde 2020. O índice de tecnologia do Hang Seng fechou com alta de 6,5%, seu melhor ganho em um único dia desde outubro, atingindo o maior valor em três anos. Isso elevou seu ganho semanal para mais de 6%, em sua sexta semana consecutiva de avanços, a mais longa sequência de desde maio de 2020.

Cabe ressaltar que as ações chinesas de tecnologia estão em alta desde o lançamento do modelo de IA de baixo custo DeepSeek no mês passado, o que reacendeu o interesse dos investidores globais na China e estimulou a entrada no setor devido às suas avaliações relativamente baratas.

Enquanto as techs mostram vitalidade na economia chinesa, o cenário parece mais incerto em outras áreas.

As atividades de manufatura na China permanecem robustas, evidenciadas pelo tráfego de frete rodoviário, indicando uma cadeia de suprimentos diversificada e produção eficiente. As exportações resilientes estão impulsionando a atividade manufatureira, devido à antecipação de potenciais tarifas.

O consumo segue estável e alguns segmentos do mercado de trabalho também apresentam estabilidade em relação ao ano anterior.

Em contrapartida, as atividades não manufatureiras estão fracas, com a retomada de projetos de construção pós Ano Novo Lunar ainda deprimida.

Além disso, aponta o Morgan, o retorno de trabalhadores migrantes a grandes cidades está mais lento que o habitual, refletindo fraqueza na construção e setores terciários, enquanto a recuperação nas vendas de novas casas em 50 cidades após o Ano Novo Lunar ficou abaixo do esperado.

Isso possivelmente devido à perda de impulso na flexibilização das restrições de compra de imóveis, avalia o Morgan. Assim, para o banco, os espíritos animais voltaram – mas com mais força só para as techs.

(com Reuters)

The post Espíritos animais voltaram para China? Os sinais do encontro de Jack Ma e Xi Jinping appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss

Manchester City x Liverpool na Premier League: Que horas é o jogo? Onde assistir?

Um dos maiores clássicos da Premier League marcará a tarde