
Um avião da Gol (GOLL4) que havia partido de Brasília na manhã deste domingo (23) com destino a São Paulo, precisou retornar ao aeroporto de origem após colisão com um pássaro menos de uma hora depois da decolagem. A informação foi confirmada pela companhia área em nota.
“A GOL informa que a aeronave que realizava o voo G3 1445 (BSB-CGH), com decolagem às 09h10 deste domingo (23/02), precisou retornar ao aeroporto de Brasília após a tripulação identificar um bird strike (colisão com pássaro). O pouso ocorreu em total segurança às 09h53 e a aeronave foi para a inspeção.”
A Gol afirma que os passageiros receberam as tratativas de acordo com a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e que foi oferecida aos clientes a possibilidade de reacomodação em uma outra aeronave, que decolou às 11h55 deste domingo, em em próximos voos disponíveis.
“A Companhia reforça que todas as ações referentes a esse voo foram tomadas com foco na Segurança, valor número 1 da Gol”, conclui a nota da companhia aérea.
Episódio semelhante ocorreu na última quinta-feira (20) com um voo da Latam. Um avião da Latam precisou retornar ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, após colidir com um pássaro durante a decolagem. O impacto causou danos ao bico da aeronave e forçou o cancelamento da viagem até São Paulo.

Na ocasião, o CEO da Latam no Brasil, Jerome Cadier, usou as redes sociais para questionar quem arca com os custos nesses casos e criticou a cultura de ações judiciais contra as companhias.
“Posso apostar que a primeira ação na Justiça contra a companhia aérea, pedindo indenização por dano moral pelo cancelamento deste voo, vai chegar amanhã mesmo. E assim segue a aviação brasileira. A pergunta é: quem paga a conta?”, escreveu Cadier.
Casos de bird strike (colisão com pássaros) são comuns na aviação e podem gerar danos estruturais significativos às aeronaves, além de comprometer a segurança dos voos. A Latam reiterou, em nota oficial, que adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir a integridade de suas operações.
The post Avião da Gol retorna a aeroporto de Brasília após colisão com pássaro appeared first on InfoMoney.