Senado da Argentina pode votar Lei de Bases de Javier Milei hoje

12 de junho de 2024

O governo de Javier Milei tenta nesta quarta-feira (12) sua jogada mais importante desde que o presidente libertário assumiu o poder, há seis meses: o projeto da Lei da Bases, uma ampla lista de medidas reformistas de desregulamentação econômica está em discussão e deve ser votado pelo Senado nas próximas horas.

Enquanto o governo atenuou o texto para atender aos pedidos de senadores mais favoráveis à aprovação, milhares de manifestantes estão reunidos nas proximidades da Praça do Congresso, em frente ao parlamento, para pressionar contra as medidas.

A tropa governista negociou com a chamada oposição pró-diálogo e concordou em eliminar do texto o capítulo previdenciário da Lei de Bases que buscava acabar com o atual sistema de moratória e de aposentadoria por invalidez.

Pela manhã, o governo libertário superou o primeiro desafio, que era conseguiu reunir 37 senadores necessários para obter quórum e abrir a discussão, mas contagens não oficiais mostra uma possibilidade de um empate de 36 a 36, o que levaria a um voto de definição da vice-presidente Victoria Villarruel.

O senador radical Martín Lousteau, cujo voto foi crucial para o início dos debates, já avisou que votará contra a nova legislação.

The post Senado da Argentina pode votar Lei de Bases de Javier Milei hoje appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss

Marcelo Rubens Paiva é alvo de agressão durante bloco do Baixo Augusta em SP

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor de livros como Feliz