Precisa tirar ou renovar o visto para os Estados Unidos? Fique atento às mudanças

22 de fevereiro de 2025

Desde o início de fevereiro de 2025 quem quiser tirar ou renovar os vistos para os Estados Unidos devem ficar atentos. Tão logo foi realizada a posse de Donald Trump, o governo norte-americano alterou os prazos e uma nova lei assinada pelo presidente reduziu o tempo para renovação de vistos sem necessidade de entrevista de 48 meses para 12 meses após o vencimento dos vistos de não imigrantes.

O governo dos EUA alega que o prazo havia sido estendido para 48 meses para facilitar o processo de renovação durante a pandemia de Covid-19, considerando as restrições operacionais das embaixadas e consulados. Mas agora não é mais preciso essa flexibilização, retornando ao padrão pré-pandêmico.

Leia também: Como as novas regras de Trump para a imigração podem afetar os brasileiros?

Segundo Wagner Pontes, CEO da D4U Immigration, além da mudança do prazo de renovação sem entrevista, houve um aumento não-oficial no rigor da triagem de pessoas habilitadas a entrar nos Estados Unidos. “Isso pode resultar em um aumento no número de negativas de solicitações de vistos para brasileiros”, afirma o especialista.

É possível, segundo ele, que o tempo de espera para agendamento de entrevistas nos consulados aumente, especialmente após as novas políticas imigratórias do governo Trump.  Entretanto, os documentos necessários para a solicitação do visto não mudaram.

Documentos necessários

  • Um passaporte com pelo menos seis meses de validade após a data da viagem;
  • Formulário DS-160 preenchido e impresso, com o código de barras visível;
  • Foto 5×5 recente
  • Comprovante de pagamento da taxa consular.

Veja quando é possível renovar visto sem entrevista

  • Ser cidadão brasileiro ou residente permanente no Brasil
  • Ter um visto americano válido ou expirado há menos de 12 meses
  • Ter menos de 14 e mais de 79 anos
  • Não ter perdido, cancelado ou revogado o visto anterior
  • Não ter tido o visto recusado na última solicitação
  • Nunca ter sido preso ou condenado por um crime; deportado ou impedido de entrar nos Estados Unidos

Recomendações

O especialista recomenda a quem quer tirar vistos a partir de agora se planejar com antecedência, apresentando documentação sólida. “Especialmente aquelas que demonstram vínculos fortes com o Brasil. Esteja preparado para uma análise mais detalhada da sua solicitação e de possíveis atrasos no processo”, afirma.

O tempo de preparação considerado bom para se obter o visto é de pelo menos 3 a 6 meses de antecedência ao vencimento do visto ou à data planejada da viagem. Se seu visto expirou há menos de 12 meses, você pode ser elegível para renovação sem entrevista, economizando tempo no processo.

“Durante todo o processo, seja consistente com as informações fornecidas e honesto em todas as declarações. Também considere buscar ajuda de uma empresa de assessoria de vistos se você tiver dúvidas ou seu caso for complexo, pois as chances de aprovação serão muito maiores e as políticas de imigração podem mudar rapidamente, então o profissional estará informado e conseguirá adaptar mais facilmente seu processo às novas regras.

Prazos para emissão de vistos

O tempo de espera para obtenção do visto americano de turismo (B1/B2) pode variar conforme o consulado ou embaixada no Brasil e a demanda atual. Em setembro de 2024, o cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil informou que o prazo médio para emissão do visto de turismo era de 35 dias.

Os vistos para estudante, que irão fazer intercâmbio, também foram alterados. Para os vistos de estudo (J1 e J2), mas foi considerada positiva, pois agora os estudantes terão a validade máxima de até 24 meses e não mais 12 meses. No entanto, foi introduzida uma taxa de reciprocidade de US$ 102 para solicitações aprovadas.

Apesar do endurecimento das regras em outras modalidades, as novas políticas indicam que para os vistos de trabalho a realidade é outra. “Há um maior interesse em atrair talentos internacionais de diversas indústrias, sendo um caminho para profissionais com habilidades extraordinárias e grau acadêmico avançado”, disse, acrescentando que, nos primeiros oito meses de 2024, foram emitidos 2.142 vistos EB-1 e EB-2 para brasileiros, um aumento de 58% em relação ao mesmo período de 2023.

Procurado, o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo não retornou a tempo nossa solicitação, mas o espaço continua aberto para atualizações.

Leia Mais: Como renovar o visto americano: veja documentos e dicas

The post Precisa tirar ou renovar o visto para os Estados Unidos? Fique atento às mudanças appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss

Manchester City x Liverpool na Premier League: Que horas é o jogo? Onde assistir?

Um dos maiores clássicos da Premier League marcará a tarde