Albânia vai banir TikTok após briga on-line que terminou com morte de adolescente

21 de dezembro de 2024
Logo do TikTok (REUTERS/Dado Ruvic)

A Albânia anunciou o banimento do TikTok por um ano, a partir do início de 2025, informa a Reuters. A medida drástica foi tomada após o assassinato de um adolescente no último mês de novembro, episódio que levantou preocupações sobre a influência das mídias sociais em crianças.

O primeiro-ministro albanês, Edi Rama, anunciou a decisão após uma reunião com grupos de pais e professores de todo o país. Ele afirmou que o país “fechará completamente” o acesso ao aplicativo para todos por um ano. Rama culpa as mídias sociais, e o TikTok em particular, por alimentarem a violência entre os jovens, tanto dentro quanto fora das escolas.

Logo do TikTok (REUTERS/Dado Ruvic)

A decisão do governo albanês foi motivada pelo assassinato de um estudante de 14 anos por um colega. A mídia local relatou que o incidente foi precedido por discussões entre os dois meninos nas mídias sociais.

Leia mais:

Vídeos também surgiram no TikTok, mostrando menores de idade apoiando o assassinato. Rama declarou que “o problema hoje não são nossos filhos, o problema hoje somos nós, o problema hoje é a nossa sociedade, o problema hoje é o TikTok e todos os outros que estão tomando nossos filhos como reféns”, informou a Reuters.

Procurado pela agência de notícias, a empresa ainda não havia se manifestado sobre o assunto. Diversos países europeus, como França, Alemanha e Bélgica estão aumentando restrições de uso de redes sociais entre crianças. Em novembro, a Austrália aprovou um banimento total de uso dessas plataformas por menores de 16 anos.

The post Albânia vai banir TikTok após briga on-line que terminou com morte de adolescente appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss

Enel informa que ainda há 35,7 mil casas sem energia na Grande São Paulo

Balanço da concessionária Enel Distribuição SP, divulgado às 16 horas